sábado, 20 de dezembro de 2008

Primeira e única vez que abordarei a temática natal

Férias de natal é um eufemismo. O meu imaginário de férias (reparou atento leitor como usei este substantivo para remeter o conceito de férias para algo pouco tangível?) não está preenchido com agitações, jantares, encontros, muitos deles forçados, verdadeiros contra-relógios pela prenda perfeita, trânsito ou artérias (minhas e as da cidade) a rebentar de tanta circulação. Já há alguns anos que o meu nariz entupiu (raio da sinusite) e deixou de me cheirar a natal. Não há renas e estrelas de luz ou pinheiros coloridos que me façam despertar algum sentimento natalício. Muito menos os denominados jingles da rádio. Só sinto uma coisinha dentro do peito, um sorriso, um bem-estar, uma alegria tímida e inexplicável quando estou em casa e vejo o corrupio, os doces, o calor da lareira, o E.T e o sozinho em casa. Não sou cristão, porém reconheço a grandiosidade desta quadra (desculpe assíduo leitor mas tinha que usar esta palavra), a extrapolação para a reunião, a família e o bacalhau (em minha casa é o que se come). Não acredito no consumismo fácil, no enviesamento do espírito (outra que tinha que figurar no texto), na procura desenfreada de prendas para tudo e todos, numa tentativa, por vezes patética, de compensar trezentos e sessenta e cinco dias de total alheamento.

Claro.

Sou o verdadeiro desejo dos senhores do marketing, excepto aquela parte referente ao poder de compra. Por estes dias, o melhor é fechar-me em casa pois quando saio transformo-me numa verdadeira esponja que absorve todo o consumismo que anda no ar. Nem sou de comprar muitas prendas (que o digam quem sofre com o meu esquecimento e desatenção) mas por esta altura apetece-me comprar tudo. TUDO. Encher as pessoas de prendas. Depois a incerteza…será que vai gostar? Será que chega? E para ti? E para ti? E para ti? É a correria, a azáfama, as renas e estrelas de luz, os pinheiros coloridos e as músicas irritantes. E para mim? Uns trocos eram bem-vindos…

Eu, na minha pessoa (algo novo, excelso leitor), desejo um feliz natal, seja lá o que isso quer dizer, a todos os leitores deste magnífico blogue. Aos outros não desejo nada, o que lhes é indiferente pois nunca o saberão.

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu quero um carinho!!!

(talvez dois...)

;)

S. G. disse...

bom natal para vocês, malandros, mas bons moços :-)