domingo, 16 de novembro de 2008

Os mestres encontram O Mestre

Frédéric du Cebouc não é um homem. É uma lenda. Uma lenda inspirada num homem que é também ele próprio uma lenda. A frase que abre este blog é única, saída dos sábios pensamentos de um homem cujo nome poderia ser apenas um: Cebouc.

Os mestres chegam à roulotte com fome. Acompanhados por mais dois companheiros de estrada, decidem que um kebab é coisa para completar bem uma noite de feijoada de marisco e de minis. A Quinta do Bill 2 (ou Quinta do Billzzzzzzzz, para mim), situada num local aprazível e convidativo, é poiso de senhores esquesitos. Dos que vão ao Popullum ver umas "gaijas", passando pelos "drógádos" e pelos gajos que não se sabe muito bem de onde vêm nem para onde vão, a roulotte é todo um melting pot. Um homem está encostado ao balcão, solitário à primeira vista, encontra no fino a melhor companhia da noite. Olha para os que chegam, com um traje estranho e muitos pin's na lapela. Sorri, diz boa noite. Afirma que ele próprio tem mais de 50 pin's guardados algures. Diz que a Psicologia dá dinheiro, trata-nos pelo nome próprio. Entre dois dedos de conversa, fala com alegria da sua função numa qualquer escola. Diz-nos que come por 5 euros num restaurante de Maximinos, coisa pouca nos dias que correm. Ainda por cima com tudo incluído. Nós concordamos. Cansados, deixamos para trás aquele homem com um sincero "Boa noite" e "Até à próxima". Os mestres vão para o carro a pensar em todo aquele diálogo.

Moé Lá - Acho que conheço aquele gajo. Tive este tempo todo a pensar nisso...
Chou Riçá - Diz que trabalha numa escola...
Moé Lá - ... (a ser iluminado) ... Claro!!!
Chou Riçá - O quê?
Moé Lá - Aquele gajo... O gajo... O gajo, sabes quem é?!?
Chou Riçá - O quê, é o gajo do pavilhão??
Moé Lá - Não! Aquele homem. Aquele é... o Cebouc. Nós falamos com o Cebouc!

Frédéric du Cebouc não é um homem. É uma lenda. Algo nos impediu de o reconhecer na altura própria. As lendas são assim.

1 comentário:

Mestre Chou Riçá disse...

O quinta do bilzzz tem os melhores kebabs de sempre, assim como os melhores clientes. O mestre, a nossa inspiração, esse filósofo dos tempos modernos olha por nós!!!