quinta-feira, 19 de março de 2009

A ler

Isto. É o que eu queria escrever sobre os críticos de cinema. Mais em particular, destes, que se dedicam ao intelectualismo.

3 comentários:

Anónimo disse...

oh pah, esses senhores são uns imcompreendidos. é tipo o chou riçá e o punch drunk love... eu um dia ei de descobrir para onde foi o filha da puta do camião do inicio do filme...coisas...
Mateus

Onun Ras Al Gull disse...

Um crítico não faz pior o seu trabalho se não concordar com a opinião generalizada das massas!Até porque, as massas nem sempre estão certas (caso contrário a opção lógica imporia que fossemos todos benfiquistas, do partido socialista ou que gostassemos de telenovelas!)

Um crítico, é pura e simplesmente alguém que munido de um conjunto de conhecimentos, mais ou menos aprofundados, sobre um determinado assunto, profere uma opinião imbuida (inevitavelmente!) por uma certa dose de subjectividade.

E porquê? Porque o gosto estético reveste-se incontornavelmente de uma certa dose de relativismo (apesar de existirem certos critérios objectivos sobre o belo tais como, a originalidade, a capacidade sinestésica o grau de perfeição, etc.)

Em conclusão, o juizo crítico envolverá (para as pessoas inteligentes!) a aceitação da pluralidade opinativa.

Vergar um pais à força demagógica do unanimismo é pura e simplesmente um resquicio do mais puro fascismo intelectual.

cordialmente
Onun Ras Al Gull
(crítico sobre o mundo, apenas em regime part-time!)

Mestre Moé Lá disse...

Mateus, eu para mim o camião do início do filme, foram os sinhores;

Onun Ras Al Gull, a questão aqui não é eles não gostarem do filme. A questão é a forma como opinam sobre ele. Toda a ira acumulada, que parece-me ser mais dirigida para o Danny Boyle do que propriamente para o filme. A ideia que passa, principalmente o crítico do Público, é que não se importou muito com a apreciação ao filme, mas sim ao trabalho e à carreira do Danny Boyle, fazendo questão de lhe dirigir as mais variadas palavras negativas.

Podes ver ao que me refiro aqui: http://ipsilon.publico.pt/cinema/texto.aspx?id=222486

É uma prova de má escrita, mau profissionalismo, mau tudo. Ou se gosta, ou não se gosta. Aponta-se porquê, mas não assim. Isto é um puro exercício de descarregar sentimentos pessoais em relação a um realizador e não a um filme...