quinta-feira, 19 de março de 2009

Sobre ementas e mosqueteiros

Ontem estava demasiado fora de mim para poder escrever o que quer que fosse sobre o “Slumdog Millionaire” (ou em português, “Quem quer ser Bilionário”, título que até está bem colocado, está sim senhor). Hoje já consigo escrever, mas com cautela, que isto de escrever sobre um filme tipo “papas de sarrabulho” ainda pode dar cabo das costas. Passo a explicar. Encaremos os filmes como uma ementa. Temos de tudo, desde bolinhos de bacalhau, pregos no prato, arroz de pato ou papas de sarrabulho. O bolinho de bacalhau é o filme que se estivermos em casa num Domingo à tarde, até somos gajos de ver. Antes do bolinho de bacalhau há aqueles que mesmo que estejamos em casa, não vemos. Esses ainda não descobri qual é o nome na ementa. Depois temos os pregos no prato, que até vamos ver ao cinema, assim uma comédia ou um daqueles filmes cheios de explosões que até dão para passar um bom bocado. O arroz de pato não. Esse é mais elaborado, é uma espécie de filme que dá para saírmos do cinema a pensar nele, ficarmos tipo “Eh lah, este filme sim senhor, até o vou comprar em DVD e tudo se tiver a menos de 10 euros na Fnac, mas só se tiver a etiqueta vermelha, porque a verde é para os Chou Riçás que vão para lá de Moleskines no bolso”. E até o compramos. Depois pronto, ele é papas de sarrabulho, feijoada à transmontana, cozido à portuguesa, bacalhau no forno ou arroz de cabidela. É pimba pimba pimba, encher o bandulho. Sair do cinema com a barriga tão cheia que no dia a seguir acordamos a arrotar a filme. Tipo kebab’s às 4 da manhã no Quinta do Bill Zz.
Este Slumdog Millionaire, se fosse uma ementa era assim:

Entradas:
Alheira de Mirandela e Chouriça assada;
Prato principal: Papas de sarrabulho com rojões, tripa e farinhato;
Sobremesa: Bolo de chocolate com doce de leite pelo meio, só por causa das merdas;
Bebida: Uma vinhaça do Alentejo, daquela que põe um gajo a cuspir fogo.

E depois saímos do restaurante e ainda vamos beber um Bombay Saphire, só para “arrotar a bola de capão” como diz o Guita. O filme é assim, mas sem a parte do efeito nocivo.

Vão ver e depois digam. Este é mesmo para ver no cinema.

12 comentários:

Mestre Chou Riçá disse...

Um dia vou te contar uma historia sobre etiquetas verdes e agendas moleskines vou...
A nova do guita reza assim: uma noiva usa uma liga, uma noiva gooorda usa uma federação...
Quanto ao filme, não vi nem quero ver. para tu gostares é pq é uma valente meeeeeeeerda :D

S. G. disse...

eu para mim quem escreveu o post foi o zé disfarçado, só para abrir o apetite ao pessoal. logo há jogo e ele estava a ver se o pessoal ia lá enfardar aquilo tudo...deve estar mau o negócio...

se o filme não prestar para nada vou escrever um post a denegrir a imagem deste blog.

S. G. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mestre Moé Lá disse...

Atenção que estes comentários onde aparece "Comentário eliminado pelo autor" referem-se ao autor do comentário, não ao autor ou autores do blogue. Isto não é o blogue do Etcétera, aqui não se censura nada.

Chou Riçá: Um gajo que compra o "Punch Drunk Love" não me merece comentários de cinema.

SG: Este blogue é impossível de denegrir, dado o seu conteúdo intelectual.

Mestre Chou Riçá disse...

ahahahahahahahaaha
calou. o filme é bom. é de coisas. só que ainda não o percebi...

Mestre Moé Lá disse...

No outro dia no E-leclerc tavam pack's de 4 Coca Colas que ofereciam dois filmes: ou um que nao me lembro do nome, ou o Punch Drunk Love... Acho que vou comprar a Coca Cola só pra ter o filme, que é muito bom.

Anónimo disse...

AHAHAHAHAHAH

o etc n censura. o etc sabe o que é bom e mau. e só deixa coisas bem bouas no blogue dele.

S. G. disse...

é mesmo difícl. um blog com o david hasselhof como ícone e protegido pelo ranger do texas, é mesmo impossível de escarnecer...

Mestre Moé Lá disse...

E ainda não levou ali com o Etcétera em versão vintage na barra lateral porque não calhou... Vê é se arranjas um Ranger do Texas pró vosso blogue, que aquilo qualquer dia tem golpe de estado organizado por nós...

Anónimo disse...

Estavas inspirado e quem sabe esfomeado :p ... =)
Mas concordo a 100% contigo!!!

S. G. disse...

vocês ontem iam com uma meloa tão grande (como a minha aliás) que nem cumprimentam as pessoas...não confranternizam...tenho a certeza que foi por vossa culpa que o braga perdeu. (mas não foi culpa do ancião que estava convosco, que esse é o maior :)

abraço

Mestre Chou Riçá disse...

Desculpa amigo poeta...não te vi, foi tipo o eduardo e a bola :D